Artigos

 Home / Artigos

Casar com primos o filho nasce com defeito? E com irmãos? Tios? Por que a Endogamia era tão normal entre a Nobreza?

Olá Curiosos,
Vemos nas Famílias Reais de toda história diversos casamentos entre parentes, não é mesmo? E vemos nesse mesmo cenário, nós, contemporâneos que já ouvimos falar e o avançar da ciência que prova a grande possibilidade de doenças hereditárias herdadas de relações consanguíneas, não é verdade? Eu mesma ficava de olho em um priminho meu e minha mãe falava, casar com primo o filho nasce "coisado", e eu cresci com isso na cabeça. Claro que toda regra, tem suas exceções, mas vemos no decorrer da história muitos relacionamentos entre primos, tios, irmãos e pasmem... até entre mãe e filho, quando se trata da nobreza e nos perguntamos: Será que deu certo com eles pois eram mesmo de sangue azul?
Nanananinanão. Vamos ver agora os bastidores dessa história.
O Imperador Calígula era apaixonado por sua irmã, Agripina. Ela correspondia à paixão, mas Calígula morreu bem jovem e ela se casou com seu tio, o Imperador Cláudio, com Cláudio ela foi mãe de Nero e quando Nero, que sabemos, não era lá muito bom da cabeça, botou fogo em Roma, ele era casado sabe com quem? Com a mamãe Agripina.?????????? Que treta braba!
Mas as relações entre parentes vão muito além de Roma e seus Imperadores.
Desde o início das civilizações as famílias se correlacionavam, mas entre a nobreza essa prática era ainda mais usual, pois casar entre as famílias dava a eles a segurança de que não perderiam o trono. Ou seja, eu sou uma Valladares, se eu casar com um Valladares, meus filhos e os dele serão da mesma linhagem e fica tudo em casa, o trono é nosso. Como aconteceu com a Independência do Brasil, sem Guerra, Papi era o Rei de Portugal, não tinha problema Pedro ser o Imperador do Brasil, estava tudo em casa. E era esse medo, acrescido da vaidade de manter a raça pura, veja um comparativo que fazemos com os cães de raça e morremos de medo quando a cadela entra no Cio e os Vira-latas ficam enlouquecidos. É mais ou menos por aí. Nada de mistura de raças. Só que hoje a ciência nos prova que essa mistura mais pra homogeneidade não dá muito certo no quesito saúde. Essa prática é milenar entre os nobres, temos casos registrados em quase todas as civilizações.
Uma coisa que chamava atenção na Família Habsburgo, por exemplo era o queixo muito proeminente e a língua gorda, Leopoldina tinha essa herança hereditária e a Maria Antonieta que era sua Tia-avó fez tratamentos dolorosos por anos para tentar segurar a arcada dentária no lugar. Essa doença chamada "Prognatismo mandibular", recebeu até o nome da Família "Doença dos Habsburgos" de tão frequente e aparente que era na família e isso só foi melhorando com os anos depois de pararem de casar-se entre parentes. Você vai observar o prognatismo muito evidente no Rei Carlos I e entre outros membros, mas, a família mais poderosa da Áustria apresentava também problemas físicos, convulsões epiléticas e outras doenças hereditárias. Era comum também os bebês morrerem antes de nascer ou prematuramente ou a morte na primeira infância, no Post de ontem sobre o Rei Luís XVII, falo dessa naturalidade com que tratavam a morte. Pois bem, o filho do Rei Carlos I, o Carlos II, era chamado de "O enfeitiçado" pois só andou depois dos oito anos de idade, mesmo assim, com muita dificuldade, e só falou depois dos dez anos de idade, mesmo assim ainda casou duas vezes, só não deixou filhos.
Joana de Castela também é outra vítima da Endogamia (Endo vem do Grego éndon, significa "Dentro", então estava tudo "dendicasa" como diria um bom mineiro).
Joana era da casa de Transtamara, uma Famiia Monárquica Espanhola e sua mãe e seu pai eram primos e ela foi a primeira Rainha Louca da História, além de surtos de bipolaridade, cometia diversos excessos, ela casou-se aos dezessete anos com o Primo Felipe, o Belo, quem também era filho de parentes de Joana e ele era um Dom Pedro I da vida, um Galanteador nato, além de belo né? E ela ficou louca de alegria quando foi a sorteada da casa pra pegar o bonitófero, ela casou-se e tornou-se aquelas loucas agressivas, esfaqueou até uma das amantes do Rei no rosto e quando Felipe morreu repentinamente de um AVC, ela não aceitou enterrarem ele e dormiu com o cadáver embalsamado por um bom tempo. Seu descendente Fernando I, tinha hidrocefalia, tambem era filho de casamento consanguíneo e adorava rolar nas latas de lixo. Esse tadinho ainda tinha o queixo dos Habsburgos e a epilepsia da casa de Transtamaras. Não deu sorte em nada essezinho. Mas foi consagrado Rei de diversos lugares como a Áustria, Lombardia, Veneza, mas dizem que os conselheiros que davam todas as ordens que ele era totalmente pancado, só estava no trono por direito mesmo. Estão vendo como na foto é tudo bonito? Os conselheiros faziam as regras enquanto ele rolava no chão.???????? eu só imagino a cena. Mesmo assim foi obrigado a ser Rei por dezoito anos, devia ser legal ter um Rei assim, que não ligava pra nada.??????
E não vamos deixar quietos os Ingleses, a poderosíssima Rainha Victoria, casou-se com o Príncipe Albert, que era seu Primo, e desse casalzinho lindo, surgiram os primeiros casos de hemofilia na Realeza e essa doença se espalhou feito Praga nas casas Reais Europeias. A rainha era portadora mas não tinha sintomas, só transportava a doença. Um de seus filhos, cinco netos e seis bisnetos morreram de Hemofilia. A filha dela a Princesa Alice, era mãe da lindíssima Alexsandra Romanov, que falei aqui no Post dos Romanovs, que colocou o reino praticamente a perder para esconder a doença do filho, dos súditos, que era a hemofilia. A Imperatriz Sissi, de nascimento era da Casa Witellsbach da Bavária, que era tradicional em casamento entre sobrinhos e tios, tinha vários casos de gente surtada, ela casou-se com o Primo Joseph, da Casa Habsburgo, "da queixada" que já era cheia de problemas, ela tinha depressão profunda, anorexia, psicoses e depois dos trinta anos não deixava mais ser fotografada, andava com o rosto coberto o tempo todo para que não a vissem envelhecer, morreu assassinada na Suíça, mas magrinha, com quarenta quilos, fazia exercícios às vezes por mais de vinte e quatro horas para não engordar. Seu filho se suicidou.
O primo da Rainha Elizabeth, o Rei Ludvich II, conseguia ser mais surtado que o outro que rolava na lata de lixo, só que esse tinha poder, não aceitava as ordens dos conselheiros, construiu os palácios mais caros da Europa, gostava de ostentar e teve que ser afastado do cargo por insanidade, ele foi assassinado logo em seguida, deve ter sido alguma conspiração dos conselheiros pois subiu ao trono seu irmão Oto e este coitado, era mais doido ainda que o irmão. O Rei George III, da Casa Vanouver, também recebeu dos parentes várias doenças. Ele tinha uma descamação rara da pele e tremia sem parar, também falava sem parar, chegou a fazer um discurso de oito horas, falava até a boca espumar. Comia sem mastigar e lambia as vasilhas e escrevia frases de até quatrocentas palavras para serem lidas para a população diariamente. Este foi tratado com camisa de força, choque e tudo mais, os resultados foram tão bons que emprestaram o médico dele pra Portugal, pra Casa Orleans e Bragança para cuidarem da Maria I, a Louca, mas essa coisatada estava era com depressão profunda e surto pós traumático, ela era casada com o tio e mãe de Dom João, que sofria com várias doenças genéticas e má formação facial, tipo Severó, e dizem que Dom Pedro II usava o barbão pra disfarçar a queixada Habsburgo.

Lá no início da história, na lendária mitologia Grega vimos Zeus casar com a irmã Hera e pegar todo mundo, vimos no Egito Isis e Osíris, Tutankamon, era um faraó raquítico e doente, suspeita-se que ele não era filho da Rainha e sim da tia, irmã do seu pai o Faraó Akenatom. Ele morreu aos dezenove anos, cheio de doenças e já não ficava de pé sem o auxílio de uma bengala. O Faraó Ramsés casou com a filha entre outras mulheres e teve filhos, ou seja, ele era pai e avô ao mesmo tempo. Olha que loucura?
Depois vieram as diversas Cleópatras que se casavam com os Reis Ptolomeus, que pra ajudar na história foram até os Ptolomeus XV. Então não dá nem pra explicar quem pegava quem nessa história, mas uma cleopatrinha só casava com um ptolomeuzinho mas sou muito ruim de exatas pra chegar a esse resultado final até XV. E achar quem é filho de quem, sogro de quem, nora do filho, fico confusa.
Então, amores, tantas mortes precoces, caras esquisitinhas, filhos que morriam do nada, não era tão do nada assim.
Antes de paquerar o primo ou a prima, fiquem ligados.

Copyright © 2019 Izabelle Valadares